Alberto
R. Timm
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A Bíblia fala também de
pelo menos duas ocasiões em que pessoas estavam envolvidas em danças
inadequadas. A primeira delas foi a dança idolátrica dos israelitas no contexto
da adoração do bezerro de ouro (Êx 32:19). A segunda foi a dança da filha de
Herodias para agradar o rei Herodes e seus convidados, no banquete em que João
Batista foi executado (Mt 14:6; Mc 6:22).
Embora os judeus nos
dias de Jesus continuassem praticando a dança (ver Lc 15:25), não encontramos
nenhuma evidência no Novo Testamento de que a igreja cristã primitiva
perpetuasse tal costume. Há quem sugira que esse rompimento cristão com a dança
deve-se à degeneração desde já no tempo de Cristo.
Em contraste com as
danças litúrgicas do período bíblico, a maioria das danças modernas são
praticadas sob o ritmo sensual das músicas profanas, que desconhecem
completamente o princípio enunciado em Filipenses 4:8: “Finalmente, irmãos, tudo
o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é
puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se
algum louvou existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”
Grande parte das danças
de hoje tem-se transformado em um dos maiores estimuladores do sensualismo.
Mesmo não se envolvendo diretamente em relações sexuais explícitas, seus
participantes geralmente se entregam ao sensualismo mental (ver Mt 15:19-20),
desaprovado por Cristo em Mateus 5:27-28: “Ouvistes que foi dito: Não
adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com
intenção impura, no coração, já adulterou com ela.”
Há aqueles que endossam
as danças particulares entre cônjuges unidos pelos laços matrimoniais. Embora
tais práticas pareçam inocentes à primeira vista, elas representam o primeiro
passo rumo a estilos mais avançados de dança, integrando eventualmente o casal
a grupos dançantes. Seja como for, o cristão dispõe hoje de outras formas de
integração e entretenimento sociais mais condizentes com os princípios bíblicos
de conduta do que a excitação e o sensualismo promovidos pela maioria das
danças modernas.
Fonte
Original: Sinais dos Tempos, novembro de 1997, p. 29 (usado
com permissão)
Fonte: http://www.centrowhite.org.br/textos.pdf/01/56.pdf
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