terça-feira, 13 de novembro de 2012

Esclarecimentos Sobre o Dízimo





Baseado na Bíblia, Espírito de Profecia e Manual da Igreja.

  1-A Igreja Adventista do Sétimo Dia está falhando em incentivar constantemente (através de sermões, folhetos e testemunhos) a fiel devolução dos dízimos?

R: Esse princípio precisa ser frequentemente apresentado aos homens relaxados em seu dever para com Deus, e que são negligentes e descuidados em levar-lhe seus dízimos, dádivas e ofertas.  Testemunhos para Ministros, p. 306.

2-      É o sistema de dízimos válido em nossos dias?

R: O sistema especial de dízimos baseia-se em um princípio tão duradouro como a lei de Deus. Esse sistema foi uma bênção ao povo judeu, do contrário o Senhor não lho haveria dado. Assim será igualmente uma bênção aos que o observarem até ao fim do tempo. Nosso Pai celeste não instituiu o plano da doação sistemática com o intuito de enriquecer-Se, mas para que o mesmo fosse uma grande bênção ao homem. Viu que o referido sistema era exatamente o que o homem necessitava. Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 385.

   3-      O que impede algumas pessoas de serem fiéis dizimistas?

R: Um espírito mesquinho e egoísta impede os homens de darem a Deus o que Lhe pertence. O Senhor fez um concerto especial com o homem, de que se eles separassem regularmente a parte destinada ao avanço do reino de Cristo, Ele os abençoaria abundantemente, de tal modo que não haveria mais lugar para receber-Lhe as dádivas. Mas se os homens retiverem o que pertence a Deus, o Senhor declara abertamente: "Com maldição sois amaldiçoados." Mal. 3:9. Conselhos Sobre Mordomia, p. 77.

Vi que alguns se têm escusado de ajudar à causa de Deus por terem dívidas. Tivessem eles examinado cuidadosamente seu próprio coração, e teriam descoberto que a verdadeira razão de não levarem a Deus oferta voluntária era o egoísmo. Alguns sempre continuarão devendo. Devido à sua cobiça, a mão prosperadora do Senhor não estará com eles, para lhes abençoar os empreendimentos. Amam mais a este mundo do que à verdade. Não estão sendo habilitados e preparados para o reino de Deus. Testimonies, vol. 1, pág. 225.

   4-      Como devem ser devolvidos os dízimos?

R: Essa questão de dar não é deixada ao impulso. Deus nos deu instrução a esse respeito. Especificou os dízimos e ofertas como sendo a medida de nossa obrigação. E Ele deseja que demos regular e sistematicamente. ... Examine cada qual suas rendas com regularidade, pois são todas uma bênção de Deus, e ponha de parte o dízimo como um fundo separado, para ser sagradamente do Senhor. Em caso algum deve ser esse fundo dedicado a qualquer outro uso; deve ser unicamente dedicado ao sustento do ministério do evangelho. Depois de ser o dízimo posto à parte, sejam as dádivas e ofertas proporcionais: "conforme a sua prosperidade". I Cor. 16:2. Review and Herald, 9 de maio de 1893.

   5-      Não dizimar é pecado?

R: Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Malaquias 3:8-9

Não Furtarás. Êxodo 20:15

Coisa séria é apropriar-se dos bens do Senhor, praticar furto para com Deus; pois, ao fazê-lo, as percepções se tornam pervertidas e o coração, endurecido. Quão árida é a experiência religiosa, quão nublado o entendimento daquele que não ama a Deus com amor puro e abnegado, e que, portanto, deixa de amar ao próximo como a si mesmo. Conselhos Sobre Mordomia, p. 86.

Defraudar o Senhor é o maior crime de que um homem pode ser culpado; e ainda assim é esse pecado profunda e amplamente difundido. Review and Herald, 13 de outubro de 1896.


   6-      Deve um não dizimista ocupar algum cargo na igreja?

R: É o dever dos anciãos e oficiais da igreja instruir o povo nessa importante questão, e pôr as coisas em ordem. Como coobreiros de Deus, devem os oficiais da igreja ser corretos nesse assunto claramente revelado. Devem os próprios pastores ser estritos quanto a executar ao pé da letra os preceitos da Palavra de Deus. Os que ocupam posição de responsabilidade na igreja não devem ser negligentes, devem antes fazer com que os membros sejam fiéis em cumprir esse dever. ... Sigam os anciãos e oficiais da igreja a orientação da Palavra Sagrada, e insistam com os membros sobre a necessidade de ser fiéis em pagar os votos, dízimos e ofertas. Review and Herald, 17 de dezembro de 1889.

Todos os oficiais devem ser exemplos na questão de devolver um dízimo fiel para a igreja. Alguém que falhe em ser tal exemplo não deve ser eleito para um cargo na igreja. Manual da Igreja, p. 74, Edição 2010.

Nota: Nós como cristãos devemos ser fiéis a Deus nos dízimos e ofertas. Devemos também incentivar os infiéis a mudarem de atitude e não defender a infidelidade. Como corpo de Cristo devemos agir fundamentados na Bíblia, Espírito de Profecia e Manual da Igreja. 
                                                                                                                Pr. Oberdan Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário